vaquinhas.jpg

CURSO ONLINE DE AQUARELA COM CÁRCAMO | 2021
 

A aquarela carrega o estigma de técnica difícil, incorrigível. Se comparada com técnicas que usam pigmentos opacos, como óleo, acrílica, entre outras, vemos que na sobreposição de camadas, estas podem permitir infinitas correções.


Para pintar com aquarela é preciso planejar, considerar o branco do papel para registrar áreas mais claras. Desta forma, durante o percurso, há mais possibilidades de intervir, fazer correções e manter certo controle sobre o resultado que deseja.


Assim, formamos um repertório de acidentes que aprendemos a utilizar e a permitir também que manchas inesperadas se tornem parte do resultado final de uma aquarela. A experiência, certamente poderá levar você a reordenar e criar o seu processo.

Nesse percurso é que a aquarela nos surpreende como nenhuma outra técnica.

FUNCIONAMENTO DAS AULAS


As aulas online tem 3 horas de duração e incluem uma demonstração do professor.

 

No período da manhã, as aulas acontecem das 9h às 12h. No período da tarde, das 14h30 às 17h30.

 

Após a demonstração, o aluno faz seus estudos com o acompanhamento do professor. Ao final, são programadas as lições para casa. Um link do Dropbox e do Drive disponibiliza as referências para os estudos que deverão ser feitos ao longo do mês.

 

Neste período, é possível enviar seus estudos por e-mail ou deixar na pasta do Drive, na medida em que o seu tempo disponível lhe permita produzir.

 

Cada aluno receberá observações, sugestões de possíveis correções nos seus estudos para que possa avançar e registrar seus progressos.
                                   

CURSO ONLINE PELA PLATAFORMA DISCORD

 

O Curso é oferecido pela plataforma Discord. No link a seguir, você encontra orientações sobre como baixar este aplicativo no seu computador e como ingressar em um encontro online pelo Discord: AQUI


DURAÇÃO DO CURSO

 

O Curso Online de Aquarela com Cárcamo tem duração de nove meses. Cada módulo oferece 9 encontros ao vivo pela plataforma DISCORD (um a cada mês) e o suporte remoto permanente do professor aos seus estudos realizados. O curso de 2021 já está em andamento. Ele iniciou em março de 2021 e terminará em novembro de 2021. Como as aulas são ao vivo e com duração de 3 horas cada, apenas a parte da demonstração do professor (que dura de 40 a 60 minutos) é gravada e disponibilizada para consulta do aluno durante os 30 dias seguintes, para a realização de seus estudos. As demais instruções e interações ao vivo entre aluno e professor na plataforma DISCORD não são gravadas. Interessados em participar do curso devem aguardar a abertura de novas turmas pelo professor. Neste momento, as inscrições estão suspensas, com as turmas já consolidadas.

INVESTIMENTO


9 (nove) parcelas R$ 195,00.

CONHEÇA OS MÓDULOS

SOBRE O ARTISTA

vinhetabiografia.jpg

Foto:A.Reider

O artista Gonzalo Ivar Cárcamo Luna, "Cárcamo", nasceu em 8 de fevereiro de 1954, em Los Angeles, uma pequena cidade ao Sul do Chile. Antes de concentrar-se nas artes plásticas,
tendo a aquarela como sua melhor técnica de expressão, ele percorreu uma longa trajetória como ilustrador, atuando com desenho animado, publicidade,  jornalismo e literatura.

O interesse precoce pelo desenho foi sedimentado ainda na infância, na escola,  rabiscando em cadernos ou no quadro negro. Produzia caricaturas de colegas e professores que nem sempre aprovavam o resultado do debochado estilo.
 
Iniciou o curso de arquitetura, no Chile, mas decidiu transferir-se para o Brasil em 1976, País que adotou desde então.

Em São Paulo, trabalhou em agências de publicidade, produtoras de desenho animado até que em 1986 começou a publicar caricaturas no histórico jornal Pasquim, incentivado pelo cartunista Jaguar e pelo caricaturista Luis Trimano.
 
A seguir, surge o convite para a exposição "Faces" no Rio de Janeiro, ao lado dos grandes caricaturistas do Brasil: Trimano, Loredano e Chico Caruso.
 
Em 1989, a publicação de suas caricaturas na revista Gráfica, dirigida por Oswaldo Miran, impulsiona sua carreira na área editorial. Passou a ilustrar para importantes jornais, revistas e livros no Brasil, na
Espanha e no Chile, conquistando alguns prêmios tanto como caricaturista como ilustrador.

A partir do ano 2000, aliou a escrita à paixão de pintar aquarela e de ilustrar livros para crianças. Ele publica, então, seus primeiros livros: “Modelo vivo, natureza morta” (Paulus, Berlendis & Vertechia), “Thapa Kunturi” e “Gelo nos trópicos” (Companhia das Letrinhas).
 
O artista ainda ilustrou e adaptou os contos “O amigo Fiel”, de Oscar Wilde (Berlendis & Vertecchia),  e “De quanta terra precisa o Homem”, de Liev Tolstoi (Companhia das Letrinhas) e “Fábulas" de Liev Tolstoi,traduzidas do russo pela primeira vez para o português e organizadas por Ana Sofia e Tatiana Mariz.
   
Além de ilustrar livros, Cárcamo gosta de pintar ao ar livre.


Atualmente oferece aulas online do Curso de aquarela com Cárcamo.


Hoje mora em São Paulo.

sketchbook.png
pasquim.png
maemenininha.png
faces_edited.jpg
liv-dequanta-ok.jpg
liv-thapakunturi.jpg